A Fisioterapia tradicional associada à Massoterapia holística

A Fisioterapia tradicional associada à Massoterapia holística

MÉTODO DORN

Método DornTerapia originada na Alemanha, o Método Dorn associa manobras de mobilização articular com movimentos fisiológicos e massoratepia. Extremamente eficaz na correção e manutenção do alinhamento vértebral (coluna) e das demais articulações, o método promove também um profundo equilíbrio energético, emocional e mental.

A terapia é realizada de forma dinâmica – não existem movimentos fortes ou intervenções bruscas por parte do terapeuta. Ao contrário de outras práticas, em que o paciente está imóvel, em repouso, o Método Dorn aproveita os movimentos naturais do corpo para realinhar as vértebras. Os movimentos são dirigidos e coordenados com a participação ativa do paciente durante a terapia, contribuindo para o sucesso do tratamento. É a chamada dinâmica do movimento – fator fundamental que diferencia esta terapia. Assim, de forma suave as vértebras são reposicionadas em seu local de origem e as articulações “encaixadas” de forma precisa. Considerando que bloqueios musculares e articulares geram bloqueios energéticos, a sensação da renovação e relaxamento promovidos é imediata.

As indicações para o tratamento com o Método Dorn são inúmeras:

– Quadros agudos, com dor óssea e ósteo-articular (com tensão e rigidez muscular). São os conhecidos ‘travamentos da coluna’.

– Compressões neurais; protrusões; hérnias de disco; labirintite (de origem músculo-esquelética); lombalgia; escoliose.

– Quadros crônicos de tensão músculo-esquelética, com dor e incapacitação funcional. Constituem as ‘dores crônicas’ na coluna, que tantas pessoas se queixam e que prejudicam suas vidas como um todo – o fato é que o desalinhamento das vértebras e o “desencaixe“ articular acarretam problemas diversos no corpo, com consequências na dimensão emocional e mental, provocando vários distúrbios que provocam sofrimento às pessoas.

– Questões psico-emocionais que se refletem no corpo físico. Atitudes rigidas, de sobrecarga de trabalho e estresses contínuos, por exemplo, provocam tensões fortes afetam a funcionalidade da coluna vertebral.

Apesar do seu caráter fisioterápico, a abordagem possui um grande alcance holístico, pois associa o conhecimento acadêmico com o os conhecimentos oriundos das medicinas orientais, adequando-se especificamente para cada caso e considerando todos os sistemas que compõe o ser humano.

Profissional

Rafael Sampaio – Fisioterapeuta graduado pelo IBMR. Sua formação é composta, também, pelo estudo e prática da Massoterapia Ayurvédica, Método Dorn (Alinhamento Vertebral), Alinhamento Energético (Fogo Sagrado) e Técnicas de Cura Indígena – integrando o conhecimento acadêmico com o holístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *