As Tradições Orientais por Karen Sukha

As Tradições Orientais por Karen Sukha

SukhaHá mais de 13 anos dedicando-se ao estudo de tradições orientais, Sukha acumula bagagem invejável para uma jovem Terapeuta Holístico. Por 3 anos viveu na Tailândia onde estudou e praticou Adi-Yoga, Ayurveda e Meditação diariamente. Fascinada pela compreensão do cultivo integrativo da saúde, já esteve na China e na Índia onde fez estágio na Clínica Ayurvédica “Arogyaniketana” Ayurveda Ashrama com Mestre Ashvin Shastry. Desde 2008, é profissionalizada em Shiatsu pela ABACO, estudou o Sistema de saude HONNO com o Mestre Sohaku Bastos e em 2011 qualificou-se como acupunturista pela Sociedade Educacional Neijing. Em 2013 tornou-se mestre pela UFRJ em Epistemologia: a Filosofia e Historia do Conhecimento.

SHIATSU:

Sukha ‘e especialista no SHIATSU da ‘KOHO-IGAKU’, a Escola Imperial de Shiatsu do Japão. SHI significa ‘dedos’ e ATSU ‘pressão’. A massagem Shiatsu tem por característica o estímulo intenso e vigoroso, sendo de grande eficácia no tratamento de tensões tanto físicas quando do estresse mental e emocional. Depois de uma sessão de Shiatsu, sinta o seu corpo leve e relaxado, a calma mental e um bem estar de ‘corpo e alma’!

ACUPUNTURA:

A Ciência Oriental da Acupuntura é indicada para todos nós, que vivemos na correria da vida urbana moderna. A sua capacidade de tratar de padrões tanto físicos quanto psico-emocionais, ou mesmo psico-somaticos de forma surpreendentemente eficaz tem popularizado esta técnica no Brasil e no Mundo tanto no meio medico-cientifico como no meio alternativo. ‘É principalmente de grande valor em casos de padrões crônicos, em que o consumo de medicamentos acaba sendo custoso e gerando efeitos colaterais. Em momentos de crise, é também de grande alivio! ‘E sempre importante lembrar que a Medicina Oriental nao ‘e baseada no adoecimento, e não necessário adoecer para buscar tratamento. E sim baseada no bem-viver. Faça sessões de acupuntura regularmente para ter uma saúde radiante!

ADI-YOGA:

Preste atenção: Sempre que você está em uma situação de estresse, o seu corpo apresenta tensões. A mente, as emoções e o corpo são inseparáveis! Os praticantes de Yoga são capazes de reconhecer este mecanismo no dia-a-dia, e com a prática das posturas de yoga, o contrário ocorre: ao relaxar o corpo, liberamos o estresse mental e emocional acumulado. A Adi-yoga (a tradicional Kundalini Hatha-Yoga) é um processo de (re)descoberta do seu corpo energético, resultando em saúde, liberdade e empoderamento físico, energético e mental.

MEDITACAO:

OM!

A meditação é praticada em todo o Oriente há milênios, não apenas na Ásia, mas também no Oriente Médio. Esta prática contemplativa se tornou um símbolo da espiritualidade oriental, e hoje tem sido praticada no mundo inteiro.

Ela nunca foi uma prática popular, praticada pelas massas e o vasto interesse pela meditação hoje é um fenômeno inédito. O estilo de vida moderno tem criado muitos desequilíbrios, e a meditação tem sido visto como o antídoto perfeito.

Assim como cada indivíduo tem características de personalidade e formas de pensar diferentes, existem diversos tipos de meditação, que são compatíveis com as diversas formas em que a Mente Universal é percebida pela mente individual. Algumas mais elaboradas, místicas, religiosas, envolvendo deidades, sons e imagens que invocam o Belo e a Devoção. Outras mais simples e não-conceituais, que invocam a experiência de expansão, e espacialidade ilimitada. Mas algo existe em comum… a entrega. A entrega em forma de devoção, ou a entrega de todos os conceitos da nossa mente tão turbulenta.

Nas tradições não-duais da Ásia se entende que o corpo e a mente são inseparáveis. E que através da capacidade de se entregar ao ‘estado presente’, ao ‘aqui e agora’, podemos no abrir pra nossa ‘verdadeira natureza’. A prática da meditação pode promover benefícios terapêuticos tanto em nível psicológico como físico – e é claro que é de muita ajuda em quadros psicossomáticos.

Quem nunca ouviu a frase

“Corpo são, mente sã.” ? 

Corpo saudável, mente saudável.

Mente saudável, corpo saudável.

Para cuidar do corpo, todo mundo sabe que é importante comer bem, fazer exercícios, tomar banho… Mas e a mente? Como se faz uma boa higiene mental?

Meditando!

Cada vez mais estamos imersos num estilo de vida estressante, violento, apressado… E sempre dá uma impressão de que algo está faltando… Será que é um jantar fora? Ou uma bolsa, uma roupa, um celular novo? Uma dieta nova? Um romance daqueles?  Curtir todos esses desejos é legal, mas meditando, mais e mais nos tornamos capazes de encontrarmos dentro de nós

calma, contentamento e paz.

Esse é o maior empoderamento e liberdade que podemos ter:

PAZ!

Karen Sukha é Terapeuta no Espaço Saúde Terapias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *