Pontos Marma

Pontos Marma

foto luiz 2Os pontos Marma constituem um importante conhecimento da medicina Ayurvédica. De origem controversa entre as artes marciais dos guerreiros de kalaripayathu, típica de Kerala no sul da Índia, e origem na sabedoria desenvolvida nas pioneiras técnicas cirurgicas indianas, os pontos Marmas oferecem um rico arsenal sobre pontos de cura em nosso corpo.

Esses pontos são extremamente importantes pois concentram todas as energias da vida (pranas). São catalogados 107 pontos específicos que resultam da união de artérias, veias, tendões, nervos e articulações e realizam a ligaçao entre o corpo denso ao corpo sutil.

Para localizar um marma e saber sua dimensão, no estudo de marmaterapia, usa-se uma medida chama anguli que, corresponde a medida da largura da articulação (junta) do dedo indicador ou anelar. Além disso a pratica a experiência e a sensibilidade energética auxiliam bastante na percepção e localização desses pontos.

Os Marmas Possuem função semelhante aos pontos de acupuntura, alguns inclusive estão no mesmo lugar diferenciados apenas pela dimensão – os marmas são bem maiores, porem os pontos de acupuntura possuem o raio de uma ponta de agulha. Cada marma pode ainda ser relacionado com os chakras (centros psicoenergéticos) e com os doshas e subdoshas (relação com a função dos 5 elementos e suas subfunções dentro da fisiologia na medicina ayurvédica).

Suas influëncias variam conforme a constituição seja Vatta, Pitta ou Kapha e os benefícios vão desde melhoras nos sintomas de ansiedade, constipação, rigidez muscular aplicados aos Vatta, até sintomas de congestão, sobrepeso e funcionamento metabólico aplicado aos Kapha.

Luiz Otavio Reis é professor nas técnicas de Massoterapia Ayurvedica e dirigente do Espaco saúde Terapias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *