Tratando as Dependências com as Terapias Holísticas

Tratando as Dependências com as Terapias Holísticas

TERAPIA INTEGRATIVA - ALINHAMENTO ENERGETICO - foto siteQuando a maioria das pessoas ouve falar do termo “holístico” no contesto da saúde, suas mentes imediatamente geram imagens de hippies e óleo de cobra, remédios que se baseiam em pseudociência e normalmente falham em produzir resultados tangíveis. Contudo, na verdade, saúde holística é uma maneira efetiva de usar todos os aspetos da pessoa – físico, mental e emocional- para construir um estilo de vida saudável, não somente um corpo que funciona. De fato, práticas holísticas estão se tornando mais e mais utilizadas em clínicas convencionais por entender que há mais benefícios em construir e manter um sistema saudável do que curar repetidamente uma única parte com cirurgia ou fármacos.

 

O vício é largamente reconhecido como uma doença de grande alcance. Enquanto substâncias degradam a forma física de um dependente, dependência psicológica também pode fomentar instabilidade mental e emocional. A estrutura social entorno de um dependente tende a se dissolver quando a condição evolui. Não somente a mente, o corpo e o espirito do dependente se deterioram, mas também as pessoas amadas sentem a dor do vício.

 

Felizmente existe esperança para qualquer um que tenta encontrar ajuda. Clínicas de reabilitação que focam na cura holística são desenhadas para melhorar dramaticamente cada aspecto do estilo de vida do dependente, de uma vez por todas. Se você ou alguém que você ama está sofrendo com abuso de substancias, aqui vão algumas formas que a cura holística pode ajudar.

 

Corpo forte

 

Uma das primeiras regras da medicina holística é a manutenção de um corpo em forma e nutrido através de dieta e exercícios. O mais forte que você consegue fazer o seu corpo ficar através de exercício físico regular e alimentos saudáveis, mais fácil fica para resistir a seus velhos impulsos de abusar de substâncias. Assim, centros de reabilitação que dão ênfase à abordagem holística fazem dependentes mais fortes na sobriedade a longo prazo.

 

O que você come eventualmente se torna parte do que você é, assim é muito importante que você só consuma alimentos que sejam benéficas para a sua saúde. A maioria dos nutricionistas holísticos evitam alimentos que contem ingredientes artificiais ou tenham marcas de refinamento. Ao invés disso, a maioria considera alimentos integrais os melhores, incluindo frutas e vegetais frescos, legumes e grãos integrais. Uma dieta composta desses alimentos proporcionará sustento suficiente para manter o corpo inteiro e focado. Madonna é bem conhecida por seguir uma dieta holística, e ela é mais forte em seus 50 anos do que muitas mulheres em seus 20 anos.

 

Quase todos os tipos de exercícios são benéficos para construir um corpo forte e saudável, e muitos também trabalham o equilíbrio mental e espiritual. Por exemplo, yoga e tai chi utilizam movimentos lentos em posturas particulares que não só trabalham o tônus muscular mas também o equilíbrio, flexibilidade e um sentimento de calma e determinação. Em geral os praticantes dessas antigas artes físicas são menos preocupados com a forma do corpo e mais focados no equilíbrio interno, yoga e tai chi são ideais para aqueles procurando uma recuperação holística.

 

Suporte espiritual

 

Porque o espirito é intangível, muitas pessoas – e dependentes incluídos – esquecem que é vital manter o espirito saudável. Quando se negligencia o espirito você descobre que até estresses menores tornam-se opressivos e impulsos negativos tornam-se mais difíceis de combater. Em contrapartida, quando o seu espirito está alimentado você tem calma e confiança em você mesmo e no mundo a sua volta.

 

Muitos dependentes admitem que perderam o seu senso de objetivo e se sentem sem esperança num mundo tão grande. Contudo, quando eles procuram a recuperação holística descobrem atividades que promovem o espirito, incluindo oração e meditação, permitindo-os a voltar aos seus pés e a entender seu lugar.

 

Hábitos saudáveis

 

Dependentes participam regularmente de hábitos extremamente destrutivos e desenvolvem dezenas de hábitos não saudáveis, não limitados ao abuso de substancias. De fato, muitos dependem fortemente nas substancias para emoções positivas que eles esquecem quais atividades já os fizeram felizes e inteiros anteriormente, e assim, muitos dependentes tem recaídas mesmo depois da reabilitação por conta da sua inabilidade de descobrir pequenos prazeres na vida.

 

Felizmente os centros de cura holística são devotos do desenvolvimento de hábitos saudáveis para substituir aqueles que os colocaram no vício. Como exercício produz amplamente endorfina, muitos dependentes substituem as substancias por exercícios. Outros aprendem a transformar a meditação numa onda espiritual. Outros ainda descobre prazer em atividades criativas como pinturas, esculturas e escrita. Com a ajuda de profissionais holísticos num centro qualificado de reabilitação, você ou a pessoa amada pode desenvolver hábitos que irão o manter sóbrio e satisfeito pelo resto da vida.

Tradução: Lidice Nascimento

Postado em http://www.naturalsolutionsmag.com/treating-addiction-holistic-healing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *