Uma Abordagem Holística da Saúde

Uma Abordagem Holística da Saúde

leoAs terapias holísticas olham o ser-humano como um todo, de forma global, completo, pois somos um sistema sinérgico e não um quebra-cabeças. Desde o final do século XIX, percebeu-se que os tratamentos convencionais eram insuficientes ou paliativos pois olhavam para a parte não para o todo. O termo Holístico vem do grego holos que significa inteiro ou todo. Assim é o ser-humano, complexo, sinérgico e inteiro. Devemos encarar as enfermidades desde um ponto de vista sistêmico. Uma simples dor de cabeça pode ter origem tanto nos sistemas articulares, endócrinos, postural, muscular, etc. De ordem física ou mental. Importante ressaltar que as terapias holísticas oferecem uma alternativa às práticas alopáticas e não um substituto a elas.
As tradições orientais da saúde trabalham com essa abordagem há milênios. A medicina tradicional chinesa tem como princípio básico a energia vital do corpo chi que circula pelos canais chamados meridianos, que por sua vez se conectam aos órgãos. Ela se fundamenta numa estrutura sistemática e abrangente de natureza filosófica que inclui a relação yin/Yang, os meridianos e a teoria dos 5 elementos : – madeira (木), o fogo (火), a terra (土), o metal (金) e a água (水), elementos básicos que formam o mundo material.
A medicina Indiana, também nos traz conhecimentos milenares. À época, os avançados conhecimentos iam de saneamento básico a tecnicas cirúrgicas. A Ayurveda é a ciencia da vida ( em sanscrito ) a base da saude que prima pelo equilíbrio do ser e não exatamente para curar doenças. Entende-se que cada ser-humano é único, dessa forma o tratamento e os cuidados devem também ser únicos e diferentes para cada um. É do equilíbrio entre os corpos fisico, mental e espiritual é que emerge a saúde plena. Deve-se estar atento para o todo e não apenas para a parte. A ciência baseia-se nos 5 elementos: – Terra, fogo, agua, ar e o espaço. A inclusão do espaço como elemento base foi determinante para revolucionar a matemática a época pois dela surgiu o conceito do Zero (não-existência), onde tudo se inicia.
A Ciencia Ayurveda categoriza o ser-humano em doshas: – Vatta, Pitta e Kapha. Vatta é feito de ar e espaço. Pitta, de fogo e água. E kapha, de água e terra. Os doshas são as três forças energéticas fundamentais que representam todos os princípios psicofisicos do corpo.
Segundo a medicina ayurvédica, existe uma relação entre o microcosmo do interior do homem e o macrocosmo do mundo material. Um é o espelho do outro. Tudo isso é purusha. Isso quer dizer que tanto nós quanto o Universo somos constituídos da mesma substância. Por isso a importância de se viver em harmonia com a natureza.
Esse olhar sistêmico, essa abordagem holística e ao mesmo tempo individual nos faz caminhar por métodos alternativos que valorizem a sua saúde e não a sua doença. Aqui no ESPAÇO SAUDE TERAPIAS temos um elenco variado de tratamentos holísticos voltados para a cura. Aqui você encontra um ambiente favorável para o seu equilíbrio a partir de uma perspectiva global, não-segmentada. Oferecemos diferentes modalidades de YOGA, Meditação, diversas Massoterapias, Biodanza, Acupuntura, moxabustão, Shiatsu, Pilates etc….
Somos apenas os instrumentos de uma forca curadora do universo que aponta sempre para o desenvolvimento do ser buscando o bem-estar material e a evolução espiritual.
Leo Romao é dirigente do ESPACO SAUDE TERAPIAS.
Rua Mario Portela 49 – Laranjeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *