Yoga e Ayurveda na Primavera por Sheila Quintaneiro.

Yoga e Ayurveda na Primavera por Sheila Quintaneiro.

sheila_QuintaneiroA vida é um eterno movimento e nós fazemos parte integrante deste movimento como uma onda no mar. Nós somos como o mar, parte do mar, mas somos uma onda individual e única, com características pessoais. Essas características são chamadas no Ayurveda de dosha. As estações do ano, trazem a mudança climática e muitas vezes abalam o nosso equilíbrio alterando os doshas.

A primavera é uma estação úmida que vai do frio ao quente, as vezes no mesmo dia, abala as pessoas que possuem os doshas kapha, cujos elementos são a água e a terra e Pitta, cujos elementos são  a água e o fogo, principalmente, devido a sua umidade, trazendo pneumonias, conjuntivite, e sinusites.  As flores maravilhosas que desabrocham trazem também um pólen que afeta muitas vezes, quem tem rinites alérgicas. Para podermos usufruir desta estação tão alegre, com saúde, devemos tomar algumas precauções: Para quem costuma acumular muco evitar o uso de laticínios, os derivados do leite,  podemos substituir pelos derivados da soja. Chás amornantes e secantes de umidade, como o chá de gengibre, canela, cravo, e até uma pitadinha de pimenta do reino é ótimo e pode ser tomado com mel principalmente à noite. As sopas de raízes e legumes, também à noite garantem um sono mais tranqüilo. Capriche no tempero. Pode usar os mesmo condimentos do chá, incluir :  mostarda em bolinhas ou mesmo o curry , tempero indiano, muito bom, mas um pouco apimentado, não exagere!

Exercícios respiratórios pela manhã são ótimos, para liberar o aparelho respiratório e dar energia. Experimente respirações profundas, deixando o ar  expandir-se vindo até seu diafragma liberando a tensão abdominal e exale também todo o ar do seu pulmão. Abra os braços e respire, caminhe pela manhã. Faça a saudação ao sol, surya namaskar é um dos exercícios mais completos do yoga, se você não conhece veja com um amigo que pratique e faça ao ar livre, leve um tapetinho ou uma canga, pode ser numa praça ou à beira mar. Vida ao ar livre, o sol da manhã são os melhores remédios, para alergias e muco.

Vista roupas mais leves, com cores alegres. O Ayurveda nos diz que as cores, podem equilibrar nossas emoções, experimente o verde, azul, rosa, branco, cores mais adequadas à esta estação. Evite vento frio. Use casaco com capuz ou mesmo echarpes quando sair ao vento, não esqueça os óculos escuros, pois vento nos olhos propicia a conjuntivite,vento na nuca e na cabeça leva à sinusite.  No mais, aproveite os dias ensolarados e os arco-íris muito comuns na primavera, após uma chuvarada no fim da tarde. Delicie-se com as praças cobertas de flores!!

Namastê!

Sheila Quintaneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *